Carregando...

Auxílio Brasil: Saiba como se cadastrar no novo auxílio do Governo

Anúncio

A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento do Auxílio Brasil para todas as pessoas que têm direito de recebê-lo. E por esse mesmo motivo, muitas pessoas já estão em busca de como consultar o valor do Auxílio Brasil e como ter acesso a demais informações sobre o benefício em questão.

Graças ás diversas tecnologias que o mundo vem apresentando, nos dias de hoje é possível realizar todo e qualquer tipo de consulta e ainda ter acesso as mais diversas informações sobre o benefício em questão e para isso, é apenas preciso usar o aplicativo do Auxílio Brasil.

E bem, se você apresenta interesse em entender e conhecer de forma melhor o aplicativo do Auxílio Brasil, saiba que esse é o artigo correto para você e que ao longo do mesmo, você poderá encontrar as melhores informações sobre o mesmo, de forma completa. Bom, então vamos lá?

Anúncio

Qual o aplicativo do Auxílio Brasil?

Caso não seja de seu conhecimento, o aplicativo do Auxílio Brasil, se trata de uma plataforma que foi criada para que todos os beneficiados do Auxílio Brasil possam acompanhar informações do programa em questão, usando somente a tela do seu celular, com praticidade e de forma rápida.

Com o aplicativo em questão, você pode ficar sabendo de todas as informações do seu benefício, tendo a chance de consultar as últimas parcelas disponibilizadas pelo benefício e ainda tendo acesso completo ao documento do mesmo. Muito interessante, não é?

O aplicativo do Auxílio Brasil está disponível para ser instalado e usado em aparelhos celulares iOS e Android e se trata de uma nova versão do aplicativo do Bolsa Família e é por esse mesmo motivo que algumas informações do antigo programa social, também são exibidas nessa nova versão da plataforma.

Isso acontece pelo simples fato de que as pessoas que poderão receber o Auxílio Brasil, são as que já recebiam o Bolsa Família.

De acordo com as milhares de informações que foram anunciadas sobre o aplicativo do Auxílio Brasil, alguns dos principais serviços que poderão ser realizados através do mesmo, são:

Portanto, se você apresenta interesse em ter acesso a todas essas informações e serviços que são oferecidos pelo aplicativo do Auxílio Brasil, não perca tempo, e instale o mesmo em seu dispositivo celular.

Entretanto, é preciso estarmos dizendo, que para ter acesso ao aplicativo, é de extrema importância que você seja beneficiado pelo Auxílio Brasil. Caso contrário, você não conseguirá acessar a plataforma em questão.

Como baixar o aplicativo do Auxílio Brasil

Agora que você pôde entender de forma melhor qual o aplicativo do Auxílio Brasil e como este funciona, chegou a hora de entender como realizar a instalação do aplicativo em questão em seu aparelho celular.

Para que possamos te ensinar de forma correta, iremos mostrar de forma completa e simples o passo a passo completo para realizar a instalação do aplicativo. Confira a seguir:

  1. Abra o menu de seu dispositivo celular;
  2. Procure a loja de aplicativos em seu dispositivo celular (nomeado de: Play Store em aparelhos Android, e App Store para aparelhos iOS);
  3. Na barra de pesquisas da plataforma de aplicativos, digite o nome “Auxílio Brasil” e realize a busca do aplicativo;
  4. Toque no ícone com o nome Auxílio Brasil CAIXA (é muito importante lembrar a todos os interessados, que é de extrema importância verificar se o desenvolvedor do aplicativo em questão, é a Caixa Econômica Federal);
  5. Depois disso, toque em “Instalar/Obter” (em alguns aparelhos, é preciso realizar a identificação biométrica ou facial, caso seja preciso, realize a mesma) prossiga e aguarde a finalização do processo de download;

Depois que o processo de instalação for realizado e finalizado, o aplicativo poderá ser encontrado na tela inicial do seu dispositivo celular e já estará pronto para começar a ser usado quando e da forma que você quiser.

Como usar o aplicativo do Auxílio Brasil?

O uso do aplicativo pode ser realizado de forma simples e rápida, entretanto, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre como usá-lo. Por esse motivo, a seguir você poderá ter acesso a diversos procedimentos, que ensinarão a você, a forma correta de usar o aplicativo do Auxílio Brasil.

Veja só a seguir a resposta para as questões que são feitas com maior frequência sobre o Auxílio Brasil, para que você saiba como usar o aplicativo em questão da melhor forma o possível.

Como acessar o aplicativo?

Se você faz parte do grande grupo de pessoas que podem receber o Auxílio Brasil, saiba que você pode usar o aplicativo de forma simples. Para isso, é apenas necessário instalar o aplicativo (processo que já foi ensinado anteriormente) e realizar o seu login ou se cadastrar. Caso você não saiba como realizar isso, siga os procedimentos a seguir:

  1. Realize o download do aplicativo (processo já ensinado);
  2. Abra o aplicativo e clique em “Acessar”;

Depois disso, você poderá realizar o seu login ou se cadastrar de duas formas diferentes.

Depois disso, você já poderá acessar o aplicativo sempre que você quiser e ter acesso a todas as informações e serviços oferecidos pelo aplicativo do Auxílio Brasil.

Como ver as parcelas no aplicativo do Auxílio Brasil?

Afinal de contas, como ver as parcelas no aplicativo do Auxílio Brasil? Veja a seguir um simples passo a passo de como fazer isso:

  1. Leia as informações: Assim que você abrir o aplicativo, serão apresentadas algumas informações e mensagens que foram inseridas e apresentadas pelo Ministério de Cidadania. É muito importante realizar a leitura da mesma com bastante atenção, pois nas mensagens em questão, você poderá encontrar informações importantes sobre seu benefício como o agendamento de um pré-natal para continuar no programa;
  2. Consulte as informações de suas parcelas: Clique em “Ver parcelas” para que você possa ver o status de cada pagamento que já foi recebido ou que ainda deverá receber. Lembrando ainda,  que a parcela que estiver mais acima, é a mais recente e a que deverá ser paga;

Do lado esquerdo da tela, será possível ver o símbolo que representa o seu status, ou seja, é possível saber se a parcela foi liberada, bloqueada, cancelada, paga ou pendente. Veja a seguir o que cada símbolo representa:

Ao lado direito da tela, é possível ver o valor que você irá receber e abaixo é possível ver a descrição do mesmo, também é possível ver a data de validade da parcela, que basicamente mostra até quando aquele saldo poderá ser sacado.

Como ver o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil?

O calendário de pagamentos mostra a todos os usuários, quando a pessoa vai receber o seu  pagamento e para isso, é levado em consideração o seu número de NIS. Para ter acesso a visualizar o mesmo, você pode realizar de duas formas.

A primeira dentre elas, é clicar em “Calendário” na parte inferior do aplicativo, aba que pode ser encontrada ao lado de “Benefícios” e “Mensagens” e depois, clique no último número do seu NIS.

Caso você prefira realizar de outra forma, basta clicar no menu de opções (representado por três linhas) que pode ser encontrado no canto superior esquerdo da tela, e selecionar “Calendário de pagamentos”.

Ao ter acesso ao calendário, você saberá quando receberá o pagamento do benefício. O objetivo principal do calendário, é informar a todos os beneficiados do Auxílio Brasil, saber como e quando terão acesso ao dinheiro oferecido pelo mesmo.

Quais são as vantagens do aplicativo do Auxílio Brasil?

O aplicativo do Auxílio Brasil apresenta diversas vantagens, que fazem com que o uso no aplicativo, se torne algo mais interessante e prestativo.

A seguir, você poderá ver quais são as principais vantagens do aplicativo do Auxílio Brasil, de forma completa. Confira só:

Como se cadastrar no CadÚnico?

Para que você possa se cadastrar no Cadastro Único, o membro representante de uma certa família, deve entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a prefeitura da sua cidade.

Para que uma certa família possa se cadastrar no CadÚnico, é preciso que a mesma se enquadre em alguns requisitos e critérios solicitados pelo programa. Estes mesmos critérios, são os seguintes:

Para que você possa se cadastrar no Cadastro Único, o representante de uma certa família, deve seguir alguns passos, sendo estes:

  1. Procurar o CRAS ou posto do CadÚnico;
  2. Organizar toda a documentação que for necessária para realizar o seu cadastro no CadÚnico (os documentos necessários, serão apresentados a seguir);
  3. Passar pelo processo de entrevista de cadastramento.

É muito importante estarmos lembrando ainda que a inscrição deve ser realizada por um membro da família, que tenha pelo menos 16 anos de idade. É preciso que o membro em questão, ainda tenha documento CPF ou Título de Eleitor e que de preferência, seja uma mulher.

Outro fatos interessante de estarmos lembrando, é que existe uma modalidade de de cadastramento diferenciado para as famílias que pertencem a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, como por exemplo:

Quais são os documento necessários para se cadastrar no CadÚnico

Além de apresentar CPF ou Título de eleitor do responsável familiar, também será preciso apresentar pelo menos um dos seguintes documentos:

É interessante estarmos mencionando ainda, que as pessoas que não tiverem a documentação exigida, ou então, que não apresentarem registro civil também poderão se inscrever no CadÚnico.

Entretanto, essas mesmas pessoas não poderão ter acesso a programas sociais, até que possuam a documentação necessária.

Depois da entrega dos documentos, o responsável da família deverá passar pelo processo de entrevista do Cadastro Único, que é conduzido pelo entrevistador social.

Ao longo do processo de entrevista, o membro da família será questionado sobre vários aspectos sobre a família em questão, como por exemplo: quantos integrantes fazem parte do grupo, características do domicílio, despesas, entre outras informações.

Depois da entrevista, todos os dados que foram informados passarão por checagem para que estão seja verificado se os membros da família já apresentam um número de identificação social (NIS).

Esse processo deve ser feito, pelo simples fato de que somente as pessoas que contam com o NIS, podem participar de programas sociais.