Atualmente, o CadÚnico tem sido a plataforma utilizada no Auxílio Brasil pelo Governo Federal para cadastrar e conceder benefícios sociais a quem se inscreve no programa.
Então, o site Master Concursos resolveu fazer um guia e tirar algumas dúvidas que nosso leitor possa ter.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o CadÚnico faz parte da pasta Cidadania, responsável pelos programas sociais.
Então vamos lá, saber se você está cadastrado no Cadastro Único para ter acesso aos Programas Sociais disponibilizados pelo Governo Federal , você deve ter em mãos alguns dados cadastrais e a partir daí emitir o comprovante de inscrição.
Este sistema de consulta e solicitação foi desenvolvido pelo MDSA (Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário), e pode ser acessado através do endereço eletrônico https://mds.gov.br/ .
Para realizar Para completar a consulta, basta inserir as informações solicitadas nos campos disponíveis, como: Nome completo, Data de nascimento, Nome da mãe, informar o estado, marcar o reCAPTHA para indicar que você não é um robô.
Veja também:
Após ter feito este primeiro passo, aparecerá uma pequena janela, contendo o texto para selecionar as imagens solicitadas e depois basta clicar em CONFIRMAR.
Ao confirmar, a caixa da imagem desaparecerá e a caixa que diz EU SOU Será selecionado NÃO UM ROBÔ, então basta clicar em ENVIAR.
Ao clicar em ENVIAR, podem ocorrer duas situações diferentes:
1º) A primeira seria, após realizar a busca, seus dados não seriam ser localizadopelo sistema. Nessa situação, aparecerá uma mensagem confirmando que a pessoa não foi encontrada com os dados fornecidos.
Por esse motivo, ao preencher os dados para realizar a consulta, é de suma importância que a pessoa forneça os mesmos dados que você utilizou ao se cadastrar no CadÚnico.
Claro que as pessoas que se cadastraram nos últimos 45 dias não conseguiram acessar seu cadastro, pois o Ministério da Cidadania precisa de um certo tempo para que o as informações são inseridas e depois ficam disponíveis para consulta.
2º) Na segunda, o sistema de banco de dados localiza as informações da pessoa e os dados cadastrados no Cadastro Único. As informações do cidadão aparecerão em forma de tabela, contendo o NIS (Número de Identificação Social).
Além do NIS, aparecerão as informações básicas do cidadão, como: nome, data de nascimento, sexo , cidade e Estado Federal em que foi feito o cadastro e o nome da mãe.
A partir daí você pode imprimir seu Comprovante de Cadastro, bastando clicar em um pequeno ícone de impressora que estará disponível na última AÇÃO coluna.< br>
Pessoas que se encontrem nas seguintes situações podem solicitar o Cadastro Único: < br>
– Ter uma renda mensal de meio salário mínimo por membro da família, ou seja, atualmente em torno de R$ 522,00 (quinhentos e vinte e dois reais), por pessoa;
– Ter uma renda familiar mensal não superior a três salários mínimos, ou seja, aproximadamente R$ 3.135,00 (três mil cento e trinta e cinco reais);
– Há também Existem algumas situações em que a pessoa possui renda familiar acima do exposto, porém, precisam preencher o Cadastro Único para pleitear qualquer benefício ou programa que utilize o cadastro para suas concessões.
Aqui mostraremos os principais programas que utilizam o Cadastro Único:
– Programa Bolsa Verde;
– Programa Bolsa Família;
– Casa Verde e Amarela
– Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
– Carteira do Idoso;
– JD Jovem;
– Auxílio Brasil;
– Isenção de Taxa em Licitações Públicas.