Uma das coisas que mais escutamos nos dias de hoje, é que todos os processos que são realizados no Brasil, costumam ser muito burocráticos e que na grande maioria das vezes, é muito difícil ser aplicadas novas mudanças e melhorias nesses mesmos processos.
E é por esse mesmo motivo, que o governo do país chegou a conclusão de que estar usando o recurso mais usado nos dias de hoje, para assim promover um novo aplicativo poderia ser a melhor coisa a se fazer e então, foi criado a Carteira de Trabalho Digital.
Mas, por ainda ser um recurso novo no país muitas pessoas ainda não sabem o que é a mesma e muito mesmo menos apresentam conhecimento sobre como a mesma funciona. Se você é uma dessas pessoas, saiba que esse é o artigo mais indicado à você.
Já que ao realizar a leitura do mesmo, você terá acesso as melhores e principais informações relacionadas ao assunto, fazendo assim com que você fique atualizado sobre o assunto e ainda, esteja encontrando a resposta correta para grande parte de suas principais dúvidas.
Como a carteira de trabalho digital surgiu?
Como já deve ter dado para entender, a Carteira de Trabalho Digital, nada mais é que a mais nova versão do documento dos trabalhadores, a carteira de trabalho tradicional, sendo um documento de uso obrigatório por todas aquelas pessoas que apresentam interesse em ingressar em algum emprego, é através dela que uma empresa registra que aquela mesma pessoa está de fato contratada.
Uma vez que você abre uma carteira de trabalho tradicional, você pode saber todos os lugares onde você trabalhou, por quanto tempo e até mesmo pode ter acesso a algumas informações pessoais suas. É importante star lembrando que a carteira em questão segue todas as leis que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dita.
A mesma tem a mesma função e apresenta em si as mesmas informações que podem ser encontradas no documento em papel, a única diferença é que você pode carrega-la sempre que desejar, por meio de um aplicativo (que está disponível para ser instalado em aparelhos IOS e Android) e também pode ter acesso as suas informações de forma muito mais simples e rápida.
É válido estar lembrando, do simples fato de que em 23 de setembro de 2019 foi publicado um documento, que informa que o uso desse documento digitalizado estava permitido e que já poderia ser usado como o oficial, coisa que segue até os dias de hoje.
Quais são problemas com uma carteira de trabalho em papel?
Caso não seja de seu conhecimento, a versão impressa do documento costuma ser, na grande maioria das vezes um tanto, quanto limitado se pensarmos sobre, sendo uma das principais desvantagens da mesma o simples fato de que, na grande maioria das vezes a muitas pessoas tiveram de realizar a emissão da segunda via do documento, simplesmente por ter mais espaço em sua primeira para fazer mais anotações.
Sem contar ainda, com o simples fato de que muitas pessoas perdem a sua carteira de trabalho, e isso também faz com que seja preciso estar solicitando a segunda via e com essa mesma perda, você também acaba perdendo todos as anotações feitas ali.
Pela grande aparição de problemas como os citados anteriormente e para que seja evitado um maior aumento, foi feita a versão online desse documento tão importante, sendo uma das vantagens o simples fato de que o aplicativo funciona com cadastro, ou seja, se você trocar ou perder o seu aparelho celular, você pode se conectar ao documento em apenas alguns minutos.
Como fazer a carteira de trabalho digital?
Uma coisa que todos sabemos, é que para que possamos estar usando o documento digitalizado, é de extrema importância com que estejamos habilitando-a antes disso. E o processo para realizar isso é muito simples, e você poderá ter acesso ao mesmo a seguir:
O primeiro passo é você estar acessando o site https://servicos.mte.gov.br e escolher uma das opções que aparecerá “quero me cadastrar” ou “já sou cadastrado”;
Caso você já tenha uma a senha de acesso.gov.br, no Sine Fácil ou no Meu INSS, você deverá clicar em “já sou cadastrado”, e assim que você prosseguir será necessário com que você informe o número de seu CPF e depois inserir a senha em questão;
Caso você não tenha essa mesma senha, basta com que você clique em “quero me cadastrar” e a seguir você deverá estar preenchendo um formulário, onde você deverá informar o número de seu CPF, nome completo, telefone para contato e e-mail;
Depois desse mesmo processo, o próximo passo é estar passando pela autenticação, na qual, você deverá estar clicando na opção “não sou um robô” e “eu aceito os termos de uso”;
Após isso, você estará na página onde vão te mostrar as opções de acesso à “Informações pessoais” e à “Carteira de Trabalho Digital”;
Mais informações sobre a carteira de trabalho digital:
Quando você seleciona a segunda opção, você consegue estar conferindo quais são as últimas anotações feitas em sua carteira de trabalho, além ainda de poder ver todos os contratos de trabalho formais que você já teve.
Uma coisa muito importante de estar fazendo, é clicar na opção “Detalhar”, para que assim você tenha acesso as melhores informações sobre cada uma das anotações feitas, e caso tenha algum erro, você poderá estar arrumando-as o mais rápido o possível.
Porém, é muito importante lembrar que manter consigo o documento impresso, pois a mesma deve ser usada para comprovar algo ou até mesmo para solicitar alteração nos registros da CTPS digital.
Na qual, caso você tenha perdido sua carteira de trabalho na forma impressa, você poderá estar habilitando a CTPS digital sem qualquer problema e sempre que você apresentar interesse.
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Como a carteira de trabalho digital funciona e quais são as suas vantagens?
Como já foi visto, a carteira de trabalho digital, além de ter a sua versão impressa também pode ser acessada por meio de um aplicativo CTPS Digital, aplicativo que pode ser instalado em qualquer tipo de aparelho celular.
Já em relação as vantagens, a principal delas com toda a certeza é o simples fato de que você pode ter acesso a esse documento sempre que apresentar interesse e também a qualquer lugar, sem precisar carregar o documento em suas mãos. Porém, ainda podemos observar as seguintes vantagens:
E como fica a Carteira de Trabalho Impressa?
Pode não ser de seu conhecimento, mas a carteira de trabalho impressa, ou seja, o documento em sua versão física ainda apresenta o seu uso permitido, lembrando ainda que o governo do país recomenda que os trabalhadores não desfaçam do documento original, pois em alguns momentos pode ser necessário estar usando a versão original do documento.
Um dos principais e mais importantes exemplos disso é o simples fato de que as empresas que ainda não usam oeSocial, continuarão realizando as contratações por meio da CTPS física.
Lembrando ainda, do simples fato de que isso acontece, pois a nova Carteira de Trabalho Digital é composta por informações que os empregadores informam as empresas, por meio do eSocial.
O governo do país, ainda informa a todos o simples fato de que a Carteira de Trabalho Digital pode ser usada nas seguintes situações:
Quem são as pessoas que tem direito de emitir a carteira de trabalho digital?
Todas aquelas pessoas que sejam consideradas brasileiras e até mesmo alguns estrangeiros que sejam naturalizados no país, tem todo o direito de estar realizando a emissão e o seu cadastro na nova Carteira de Trabalho Digital.
Uma das coisas mais importantes de estarmos lembrando, é o simples fato de que quando uma nova CTPS deve ser emitida, o mais recomendado a fazer na grande maioria das vezes, é realizar esse mesmo processo por meio eletrônico, pois assim é possível dar agilidade à sua solicitação, originando assim uma Carteira de Trabalho Digital de forma rápida e fácil.
Lembrando ainda, que esse mesmo documento pode ser feito de forma completamente gratuita.
Afinal, para que serve a carteira de trabalho digital?
Segundo algumas informações que foram publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o principal objetivo da carteira de trabalho digital é “modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador”, o que de certa forma, acaba trazendo milhares e milhares de benefícios tanto para os empregados, quanto para os empregadores.
Como já sabemos, esse novo documento apresenta as mesmas funções e informações que a carteira de trabalho impressa, mas muitos ainda não sabem qual o objetivo desse documento de tanta importância, se você é uma dessas mesmas pessoas, veja só a seguir quais são eles:
E bem, quando você tem em mãos uma carteira de trabalho em sua versão virtual, você tem acesso a essas mesmas ferramentas e vantagens, porém, ao contrário do documento que já conhecemos não é necessário andar com o papel em mãos, já que com a nova versão você pode ter acesso a essas ferramentas e ainda, pode carregar o documento por onde você quiser sem problema algum.
A carteira de trabalho digital pode ser usada como documento de identificação?
Uma das dúvidas mais recentes sobre o assunto, é se a mais nova Carteira de Trabalho Digital pode ser usada como um documento de identificação e a resposta para essa pergunta é não!
Isso acontece pelo simples fato de que a CTPS só tem como validade como documento a ser utilizado para registro e acompanhamento do contrato de trabalho de cada cidadão, dessa forma, a mesma nunca deve ser usada como uma espécie de documento de identificação.
Como é feita a assinatura da carteira de trabalho digital?
Bem, todo esse processo acontece de forma muito simples! Uma vez que uma certa empresa realiza a contratação de um novo funcionário, basicamente o RH dessa mesma empresa deverá estar lançando os seus dados pessoais dentro do eSocial, antes mesmo que você comece o processo profissional.
Porém, é de extrema importância ter em mente o simples fato de que tão logo os demais dados do funcionário estejam à disposição, é necessário com que você faça o envio dos dados em questão.
Isso pelo simples fato de que é com base nas informações que são informadas do interessado para o governo, que as empresas podem estar realizando a assinatura em sua carteira de trabalho, mesmo que ela seja um documento digital, sendo o que equivale a assinatura é o evento S-2200 referente ao Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador.
Dessa forma, o trabalhador consegue ter em sua carteira digital a assinatura da empresa que realizou a sua contratação.
Endereço para tirar carteira de trabalho em Alfenas:
Para tirar carteira de trabalho em Alfenas, você deverá realizar o agendamento via internet como ensinamos no subtítulo acima, juntar toda a documentação e comparecer na agência do Ministério do Trabalho de Alfenas.
O Ministério do Trabalho de Alfenas fica localizado na Rua Juscelino Barbosa, nº 1361, Loja 01, no Centro da cidade de Alfenas, no Estado do MG. O CEP é 37130-000, e o telefone da agencia é: (35) 3291-3562.
O Ministério do Trabalho de Alfenas funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Conclusão
Todos sabemos que estamos vivendo uma situação muito complicada e que depois que essa fase passar, muitas mudanças irão acontecer, como por exemplo: o lançamento da versão digital de vários outros tipos de documentos.
Essas mudanças, querendo ou não podem fazer com que as pessoas se adaptem a nossa nova realidade, onde a internet vem sendo a grande protagonista.
Pode não ser de seu conhecimento ainda, porém aquelas pessoas que ainda não apresentam o eSocial, deverão estar ingressando ao sistema em questão, seguindo sempre o calendário que foi apresentado pelo governo do país.
Dessa forma, em pouco tempo outros milhares de documentos de extrema importância, irão apresentar a sua nova versão digital, da mesma forma como a Carteira de Trabalho Digital já apresenta nos dias de hoje.