Como ser bem sucedido em entrevista de emprego

Como ser bem sucedido em entrevista de emprego
Publicidade

Quer saber como ser bem sucedido em uma entrevista de emprego?

Publicidade

Em caso afirmativo, este artigo pode ajudá-lo nessa difícil tarefa!

A vida estudantil é muito mais complicada do que parece, e conseguir um estágio pode ser um dos maiores desafios para um estudante universitário.

Publicidade

Algumas pessoas têm de deixar os seus empregos para cumprir as horas obrigatórias de estágio e até aceitar estágios não remunerados.

Um estágio com BOM pagamento é muito procurado, especialmente alguns que oferecem a oportunidade de serem contratados no final da faculdade.

A fim de não deixar escapar a oportunidade, é necessário prestar atenção aos mais pequenos detalhes para que o candidato esteja completamente preparado quando chegar a altura da entrevista.

Pontualidade, bom discurso e calma são alguns dos fatores que ajudam o estudante a ter um bom desempenho na entrevista, mas isto não é tudo.

Vestir-se adequadamente para uma entrevista de estágio dá-lhe uma muito melhor possibilidade de ser escolhido para o cargo.

Abaixo estão algumas dicas que podem ajudar:

Posso vestir calças ou saias para a entrevista de estágio?

Tudo é permitido, mas nem tudo é recomendado. Vestir calças compridas é mais formal e funciona melhor tanto para homens como para mulheres.

Posso usar piercings para a entrevista de estágio?

Não há nada de errado em usar brincos ou piercings numa entrevista de estágio, mas o ideal é não abusar deste tipo de acessório.

Hoje em dia, muitas empresas não avaliam o candidato por estas questões, mas se não quer arriscar e sabe que pode acabar por ser avaliado por uma pessoa mais conservadora, opte por um olhar mais neutro.

Que tipo de sapatos usar para a entrevista de estágio?

Os sapatos fechados são um pouco mais formais e dão uma impressão mais séria, tanto para homens como para mulheres.

Sandálias e chinelos de dedo não são os mais apropriados para entrevistas de estágio ou de trabalho. Vá para os sapatos de vestir, tênis, sapatilhas (para mulheres) ou ténis para caminhar (especialmente para homens).

Que tipo de camisa devo usar para a entrevista?

O tipo de camisa ou T-shirt pode variar de acordo com o emprego a que se candidata. Em caso de dúvida, prefira camisas com botões ou camisas com um corte diferente das camisetas básicas.

Para homens e mulheres, o ideal é não usar nada demasiado apertado ou demasiado solto e evitar estampas muito desportivas ou coloridas.

Que tipo de acessórios devo usar durante a entrevista?

Não há problema em usar acessórios durante a entrevista de estágio, mas o ideal é optar por acessórios básicos ou discretos.

Anéis e alianças são muito bem aceitos, mas use o bom senso e evite anéis de equipa, caveiras, modelos góticos, ou outros que possam chamar demasiada atenção.

Entre homens, relógios, escapulários, crucifixos, e outros tipos de correntes discretas são muito bem aceites e dão a impressão de atenção aos detalhes, o que soa bem numa entrevista.

Entre as mulheres, as opções de acessórios são ainda maiores.

As pulseiras para mulheres podem ser usadas com facilidade, mas o ideal é não exagerar. Uma ou duas pulseiras são suficientes e podem ser usadas em combinação com um relógio ou bracelete, por exemplo.

Posso usar um boné para a entrevista de estágio?

Um boné é um item completamente casual e o ideal é usá-lo em situações de lazer e caminhadas – preferivelmente durante o dia. Usar um boné numa entrevista pode dar a impressão de que não se sabe a diferença entre a vida profissional e privada, por isso o ideal é evitá-la.

9 Dicas rápidas para Entrevistas de Estágio

Algumas dicas podem ser óbvias para aqueles que já têm experiência no mercado de trabalho, mas para aqueles que estão a dar os seus primeiros passos, vale a pena apontar alguns detalhes importantes:

– Evite dormir até tarde na véspera da entrevista;

– A barba e o cabelo devem estar limpos e bem cortados no dia da entrevista;

– Evite fumar ou beber perto da entrevista;

– Desligar o celular antes de entrar na sala de entrevista de estágio e não o segurar na mão durante a entrevista;

– Fale devagar e em silêncio e não use palavras de baixo calão ou linguagem grosseira;

– Sente-se de uma forma respeitosa e não coloque nada em cima da mesa;

– Traga o seu currículo impresso, mas só o entregue se lhe for pedido;

– Comporte-se na sala de espera como se já estivesse na entrevista. Muitas vezes começa-se a ser avaliado lá.

Boa sorte!

Publicidade