COMO TER SUCESSO NOS ESTUDOS: OS 13 PRINCIPAIS HÁBITOS DOS ALUNOS DE SUCESSO

Como ter sucesso nos estudos? Esta é, de fato, uma questão que não é rara de ouvir de alunos e estudantes que procuram resolutamente melhorar o seu desempenho na escola e na universidade.

Se esta questão permanece fundamental, é certamente porque a sua resposta condiciona, ou pelo menos determina muito fortemente a probabilidade que o aluno ou aluno tem de ter sucesso ou, pelo contrário, de reprovar.

COMO TER SUCESSO NOS ESTUDOS?

1. Fique ciente de seu status
Se decido começar por esse ponto que muitas vezes não é citado nos estudos, é simplesmente porque é decisivo.

Sem uma consciência de seus atributos, o aprendiz multiplica suas chances de perder.

De fato, a primeira coisa que é importante fazer é fazer perguntas sobre quem você realmente é, seus valores, seus talentos pessoais, suas habilidades, seus limites objetivos, seus pontos fortes e suas fraquezas a serem preenchidas.

Ao responder a essas perguntas com objetividade e calma, fica mais fácil se orientar e definir objetivos claros e realistas, bem como priorizá-los.

2. Ser inteligente

Qualquer que seja a área que você considere em sua vida, você terá que ser muito inteligente para ter sucesso. Isso também acontece nos estudos.

Na falta de mostrar-lhe imaginativo, muitas vezes é difícil sobreviver. A razão é simples: você não vai ter uma estratégia.

Para ser concreto, vamos dar um exemplo de dois materiais com coeficientes diferentes. Em algumas séries, um assunto pode ter um coeficiente de 6 enquanto outro valerá apenas

2. Ser inteligente consistirá então em primeiro tomar consciência das razões dessa diferença fundamental e depois priorizar os esforços a serem dedicados respectivamente a cada um desses assuntos .

Mas cuidado ! Deve-se tomar cuidado para não cair na armadilha de se concentrar apenas em algumas lições e negligenciar as outras. Tais ações geralmente trazem apenas fracasso e arrependimento.

3. Crie um ambiente propício ao estudo

Ter sucesso nos estudos supõe colocar-se em condições ideais.

Nem sempre pensamos nisso, mas o ambiente em que vivemos tem impacto em nosso desempenho, principalmente porque a atmosfera ao nosso redor influencia diretamente nossa capacidade de memória.

Referindo-se ao livro de Shoukei Matsumoto intitulado “A Monk’s Guide To A Clean House and Mind” , pode-se entender que:

Por meio dessas observações, o autor sugere que nosso ambiente tem um impacto direto em nosso estado em geral e, indiretamente, em nosso comportamento.

Assim, fica difícil estudar em um local insalubre, um quarto bagunçado, uma sala de estar familiar ao lado dos irmãos, com a TV ligada e sentado em uma mesa pequena e mal equipada.

Todos esses fatores tornam nosso desempenho ruim, ao mesmo tempo em que geram perda de tempo e improdutividade.

Para estudar, recomendo que procure um lugar tranquilo, isolado do resto da casa e da família. Trabalhe em silêncio, num espaço generoso e ordenado.

Prefira também o dia ao invés da noite (feita para descansar) e fique longe de sua cama (reservada para relaxar e dormir).

4. Organize-se de forma inteligente

Em geral, quanto mais você progride em seus estudos, mais coisas você terá que aprender. Paradoxalmente, quanto mais longe você for em sua vida, mais tempo ficará sem.

A família vai pedir mais e isso é normal. Portanto, é do seu interesse organizar-se. Claro, você pode se inspirar nos outros, sem precisar ser como todo mundo.

Em vez disso, identifique o que funciona melhor para você e defina o tipo de organização que realmente funciona para você. Para chegar lá, considere algumas coisas que são importantes e quase igualmente eficazes para todos nós:

  1. identificar lugares tranquilos para aprender
  2. estabeleça um sistema para organizar os capítulos de seus cursos;
  3. ter um caderno (para levar para todos os lugares);
  4. ter pastas de trabalho temáticas;
  5. use códigos de cores para marcar e especificar o conteúdo que deseja distinguir;
  6. ter um horário de trabalho com blocos de tempo claros: horas para estudar, horas para descansar, praticar esportes, se divertir, etc.

5. Tenha suas próprias rotinas de estudo

Cada indivíduo é diferente do outro e, portanto, é absurdo reivindicar uma regra geral que transcenda todos os nossos hábitos de trabalho.

Pelo contrário, a sabedoria consiste em testar, testar e testar novamente métodos e estratégias para aplicar aos estudos.

A beleza dessa abordagem é que ela permite que você tenha uma ideia do que realmente funciona para você.

O objetivo final é encontrar seu método, destacar-se dos demais, assumir sua particularidade e prescindir dos olhares zombeteiros ou mesmo das críticas de outros que gostariam que você adotasse seus hábitos mais soltos.

6. Nunca acumule lições

Para ter sucesso em seus estudos, você tem que realmente querer. No entanto, há claramente uma contradição entre o fato de desejar esse sucesso e o de abandonar as ações que levam ao sucesso.

De fato, como alguém pode querer ter sucesso em seus estudos e conseguir nunca estar atualizado em seus cursos ou nunca aprendê-los a tempo?

É simplesmente uma aberração para alguém que quer ouvir… a verdade.

O pior erro que um aluno pode cometer é acumular cursos enquanto espera o agendamento de exames. Ao fazer isso, o risco é afundar em grande fadiga, levando ao fracasso.

Também não é incomum ver alunos que se “dopam” durante as épocas de exames simplesmente porque têm dificuldade em apropriar-se da massa de conteúdo que acumularam.

Esses hábitos devem ser evitados. Para ter sucesso em seus estudos, concentre-se primeiro em seus estudos e aprenda suas lições à medida que são entregues a você pelos professores.

Claro que estes cursos devem ser sempre complementados pela leitura (na biblioteca e na Internet) bem como pela participação assídua em reuniões educativas ou científicas.

7. Possuir suas lições

Este ponto, na verdade, me faz pensar em uma pergunta que os alunos muitas vezes me fazem quando eu saio das minhas salas de aula ou das minhas sessões tutoriais (TD) .

É sobre se eles devem memorizar suas lições ou apenas lê-las e tentar entendê-las.

Pessoalmente, não tenho uma resposta pronta e perfeita. Só posso falar então da minha própria experiência, uma experiência que obviamente funcionou para mim e que recomendo sem hesitação.

Além disso, enquanto eu não amasse minhas aulas, nunca me sentia tranqüilo. Por outro lado, eu estava relaxado e sereno no exame depois de ter memorizado tudo o que realmente poderia ser.

Claro que sempre devolvi meus conhecimentos de forma inteligente e respondi com lucidez às perguntas feitas.

Também obtive notas muito boas que provavelmente me permitiram ter sucesso nos meus estudos e depois ser recrutado sucessivamente pela ONG Enda Tiers-Monde (2009-2014) e pela Universidade (desde 2011).

Em última análise, percebo que minha estratégia pode não ser adequada para todos. Portanto, cabe a cada um encontrar seu método vencedor . Lembre-se: o objetivo final é simplesmente tornar suas aulas suas.

8. Adapte seu programa

Há um tempo para tudo! Às vezes você realmente quer estudar, mas por algum motivo a mente não está lá.

Isso é normal, especialmente porque evoluímos em contextos sociais e societários que exercem forte influência em nosso estado de espírito.

Diante dessa realidade, meu conselho é primeiro tentar encontrar seu próprio ritmo. Isso não significa que você tem que relaxar e procrastinar.

A procrastinação é o pior inimigo de quem quer ter sucesso.

Muito pelo contrário, trata-se de identificar os melhores momentos para progredir bem, para que os momentos de “flutuação” não possam ter um impacto negativo irreversível em seus resultados finais.

Graças ao seu horário de trabalho, você consegue planejar seus horários, seguir seus cursos corretamente, organizar as lições a serem aprendidas sucessivamente, especialmente durante as semanas de revisão geralmente muito intensas.

9. Desdramatize, levante-se e siga em frente

O caminho para o sucesso é muitas vezes repleto de armadilhas. Isso é válido tanto na vida em geral quanto nos estudos.

Por qualquer motivo, às vezes passamos por dificuldades, experimentamos fracassos ou pelo menos fracassos em nossas vidas.

Portanto, não é a falha que é o problema em si. Pelo contrário, o problema é acumular falhas sem poder recuperar.

A recomendação que compartilho com frequência com os jovens que me procuram neste assunto é a seguinte:

“Precisamos parar de dramatizar.

Tente cultivar um espírito positivo!”

Por exemplo, quando você tirar uma nota ruim em uma avaliação, identifique sua própria responsabilidade pelo que pode ser chamado de “reprovação”.

Identifique suas deficiências, tente corrigi-las e saná-las o mais rápido possível. Nunca coloque a culpa nos outros, mesmo que haja razões para acreditar que você não teve nada a ver com isso.

10. Seja dinâmico e participe das aulas

Na Universidade, como em nossos bairros, há pessoas de todos os tipos. Enquanto alguns deles são inspiradores, outros apenas parecem prejudiciais.

Por isso, é importante fazer a escolha de manter-se dinâmico e distinguir-se nas boas ações. A melhor maneira de fazer isso é:

11. Tenha um estilo de vida saudável

Veja o caso desse aluno que quer ter sucesso nos estudos e que, paradoxalmente, nem dorme o suficiente enquanto os especialistas recomendam 8 horas por dia.

É simplesmente impossível porque existe uma relação direta entre nosso desempenho físico e nosso desempenho intelectual. Para ter sucesso em seus estudos, portanto, é necessário ter um estilo de vida saudável.

Não sou especialista nesta área, mas pelo menos sei que os seguintes aspectos são necessários para um estilo de vida saudável:

12. Desafie-se e conheça-os

Imagine por um momento uma vida sem desafios! Seria sem graça, não seria?

Diga a si mesmo que uma das melhores maneiras de ter sucesso nos estudos é também buscar sempre enfrentar desafios. Esse design é tão fundamental quanto ajuda você a permanecer no curso e alcançar o desempenho.

Lembre-se do que diz o provérbio de Cid de Corneille, que reproduz quase de forma idêntica a fórmula de Sêneca usada em uma de suas cartas a Lucílio (Sêneca, De la providence , III, 4).

De acordo com uma tradução de René Waltz, entendemos que:

O gladiador pensa que é desonrado se for pareado com alguém mais fraco que ele; ele sabe que se conquista sem glória quando se conquista sem perigo. É o mesmo com a fortuna: ela escolhe deliberadamente os antagonistas mais duros (…). Um grande exemplo só nasce da má sorte”.

A parte mais difícil é muitas vezes começar. Então, se você realmente quer ter sucesso nos estudos, coloque para si mesmo desafios que você busca resolutamente cumprir, sem nunca encontrar desculpas para desistir.

Às vezes, por exemplo, queremos abrir um caderno ou um livro e ter a impressão de ouvir uma voz interior que sugere que primeiro leiamos uma mensagem, vejamos uma foto ou um vídeo em nosso smartphone .

Esse sentimento é tão persistente que acabamos nos concentrando no telefone e não sentimos mais o tempo passar. Você sabe por quê ?

Simplesmente porque é mais fácil para uma mente inculta ceder à distração do que concentrar-se no essencial. Então, para começar e focar, recomendo o “desafio de 5 minutos”.

É simples: abra seu caderno e diga a si mesmo que por 5 minutos você não fará nada além de ler com atenção e tentar entender ou memorizar o conteúdo.

O resultado é que você também não sentirá o tempo passar. Mas desta vez, você terá ganho em eficiência.

13. Tenha um método de trabalho eficaz para ter sucesso nos estudos

Seja para acompanhar suas aulas, fazer anotações, aprender suas lições ou revisar durante os exames, é sempre crucial para quem quer ter sucesso nos estudos ter um bom método de trabalho.

Este deve consistir em um conjunto de hábitos vencedores que o aluno aplica sem se deixar distrair por seus colegas ou por outros fatores relacionados ao seu ambiente.

Mesmo que seja difícil fornecer indicações que possam ser adequadas à diversidade de perfis de alunos, ainda compartilho algumas recomendações úteis para forjar seu próprio método de trabalho. Essas recomendações consistem em:

evite atrasos repetitivos: você passa uma imagem ruim de si mesmo, tanto para seus professores quanto para seus colegas;

saiba fazer anotações: evite as anotações de seus vizinhos e use seu próprio sistema de anotações com abreviações, técnicas mnemônicas.

Por exemplo: “ Aqui estou todo molhado, segui uma nuge ” , frase para lembrar facilmente os planetas, Saturno, Júpiter ,Marte ,Terra,Vênus,ecuresistema solar: do Urano , Neptuno. Existem vários que você pode usar para aumentar suas habilidades de memorização;

Então, aqui estão 13 dicas que, espero, lhe trarão mais eficiência em seus estudos. Deixe-me saber nos comentários se você tem outros aspectos que considera essenciais e que eu não teria abordado neste artigo. Boa sorte e muito sucesso a todos!