Carregando...

Concurso IBGE 2021 - Mais de 200 mil VAGAS!!!!

Anúncio

Foi autorizado pelo Governo Federal a contratação de 6500 temporários, tendo-se uma estimativa de 200 mil cargos para a realização do Censo em 2021.

Os concurseiros interessados a concorrer a um cargo temporário no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tiveram uma excelente notícia no último dia 11 de setembro de 2020.

Foi publicada portaria do Ministério da Economia autorizando certame para o preenchimento de 6500 vagas temporárias.

Anúncio

Segundo a portaria a contratação se iniciará agora no mês de janeiro, para viabilizar as pesquisas de caráter permanente que são realizadas pela instituição.

CONCURSO IBGE EDITAL

As oportunidades oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, conterão 6500 vagas temporárias, que serão divididas do seguinte modo:

Confira a portaria completa na edição de 11 de setembro de 2020 do Diário Oficial da União.

Para a realização do concurso, quatro instituições estão na disputa:

  1. Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  2. Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade);
  3. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe);
  4. Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistencial Nacional (Idecan).

CONCURSO IBGE 2021: AUTORIZADO!

Para quem não se recorda, o concurso para a realização do Censo populacional era para ter ocorrido em 2020, no entanto, foi cancelado devido a pandemia do COVID-19.

O Governo Federal chegou a dizer que o Censo ocorreria apenas em 2022, devido aos efeitos da pandemia, e assim, poderia utilizar a verba para a realização do Censo junto ao Ministério da Defesa.

No entanto, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentaria  (PLOA) para o corrente ano constou um orçamento de cerca de 2 bilhões de reais para a realização do Censo.

 

POR QUE O CONCURSO DO IBGE 2020 FOI CANCELADO?

No mês de março de 2020, foi comunicado pelo IBGE o cancelamento do concurso para o Censo devido a Covid-19.

No cronograma do IBGE, o Censo se iniciaria no segundo semestre de 2021, iniciando-se em 1º de agosto e estendendo-se até 31 de outubro.

O IBGE revelou que o trabalho que irá ser realizado é em quase sua totalidade presencial, onde cerca de 200mil recenseadores visitarão aproximadamente 71 milhões de casas em todo o território brasileiro.

Foi informado também pelo Instituto que a verba que seria utilizada no Censo 2020, foi direcionada para o combate ao Corona Vírus, sob o compromisso de que tal verba seria acrescida no orçamento de 2021.

O concurso cancelado em 2020, contava com dois editais que somados ofertavam mais de 200 mil vagas.

O IBGE não confirmou se para este ano de 2021 serão oferecidas a mesma quantidade de vagas.

A seguir vamos lhe fornecer todas as informações sobre o processo seletivo do IBGE.

CONCURSO IBGE 2021: RECENSEADOR

No último edital do IBGE para recenseador era exigido do candidato apenas o ensino fundamental completo, contando com mais de 180 mil vagas para essa função.

O candidato selecionado para o cargo tem como atribuições apresentar-se devidamente identificado nas residências em que irá visitar, realizando o questionário aos moradores do local e posteriormente retransmitindo as informações por meio de sistema próprio, mantendo em sigilo as informações das quais tiver conhecimento em decorrência da função.

A remuneração é por produtividade, contando com uma jornada de trabalho de 25 horas semanais.

CONCURSO IBGE: AGENTE CENSITÁRIO SUPERVISOR E MUNICIPAL

Os cargos exigiram nível médio completo, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 1.700,00 às R$ 2.100,00.

Os candidatos tinham previsão de vínculo por cinco meses, podendo ser estendido conforme a necessidade do IBGE.

COMO FUNCIONA O CONCURSO IBGE?

Os candidatos que se inscreverem para concorrer a uma vaga no IBGE para o Censo, irão realizar uma prova de caráter eliminatório e classificatório.

Na prova serão analisados os conhecimentos referentes a Língua Portuguesa, Matemática, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Técnicos.