Você alguma vez já ouviu falar no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, também conhecido Fies? Um programa que vem ajudando milhares de estudantes todos os anos.
O mesmo existe desde o ano de 1999, e vem ajudando centenas de milhares de estudantes à financiarem a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
Estar inscrito no Fies é algo realmente bastante vantajoso, entretanto, não são todos que conseguem ter tal sorte. No entanto, existe o que chamamos de vagas remanescentes.
Portanto, se você deseja obter mais informações do que é o Fies, como funciona as vagas remanescentes e também, como são as inscrições para a mesma, sugerimos que continue lendo este breve e explicativo artigo.
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, tem como foco principal, conforme dito acima, fornecer a possibilidade de estudantes com pouca renda, estudarem em instituições de ensino superior não gratuitas.
É interessante já deixarmos claro que o Fies só aplica-se em estudantes que pretendem graduar-se em instituições que tiverem notas 4 e 5, conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (sigla utilizada para se referir ao Sinaes).
Mas afinal, como o Fies pode me ajudar?
O Fies é responsável por financiar pelo menos, R$ 100 por mês ou entre 10% e 100% do valor das mensalidades de sua faculdade.
Quais os requisitos para fazer parte do Fies?
Como o Fies realmente funciona?
De forma básica e geral, o Fies- Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, funciona semelhantemente à um empréstimo.
Já que permite que o estudante pague baixas mensalidades pelo seu curso, e então, pague o restante para a instituição de ensino.
Dado o período de carência do estudante, após a formatura, que é de um ano, o mesmo deve começar a efetuar o pagamento que deve ao programa.
Foi divulgado que as inscrições para as vagas remanescentes do Fies iniciaram-se na segunda-feira, dia 26 de outubro de 2020.
O total de vagas em abertas, que não foram preenchidas nos processos seletivos regulares, são cerca de 50 mil.
E segundo o próprio Ministério da Educação, as inscrições podem ser feitas tanto por aqueles que já possuem uma matricula em algum instituição de ensino superior, quanto aqueles que ainda não possuem.
O prazo destinado para essas pessoas, variam, confira:
–Já matriculados em algum curso: prazo vai somente até o dia 27 de outubro de 2020;
–Ainda não matriculados em algum curso: o prazo vai até o dia 13 de novembro.
De forma clara e objetiva, as vagas remanescentes diz respeito às vagas que não foram previamente preenchidas no processo seletivo regular do Fies- Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
É interessante deixarmos claro que esta etapa de candidatura está em aberto desde o dia 6 de outubro.
Para que você possa se inscrever no Fies, é necessário primeiramente que acesso a página do mesmo pela internet (http://portalfies.mec.gov.br/).
É fundamental que reencha todos os campos disponibilizados com as informações corretas, para que assim, evite refazer a candidatura.
Este processo é extremamente importante, já que no intervalo de cancelar uma vaga e solicitar outra, pode ser que a mesma seja ocupada por o outro candidato.