Plano de Estudo para Concursos Públicos

5 Dicas para Estudar Menos e Melhor
Foto/Reprodução Google
Publicidade

  1. Primeiro passo

Plano de Estudo para Concursos Públicos. Como é sabido, “Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença”. A ação é o que cria o comportamento, e o comportamento gera a solução.

Publicidade

Deste modo, se voce quer a solução precisa manipular seus comportamentos perante a vida e seus obstáculos. O troféu por este esforço será a conquista daquilo que almeja.

Segue aqui, uma relação de comportamentos básicos, porém, essenciais para quem possui um projeto de estudos:

  • Consciência do projeto
  • Motivação
  • Flexibilidade
  • Autodisciplina
  • Acuidade
  • Organização

1.1. Consciência do projeto

Publicidade

É importante distinguir o sonho da realidade e o quanto se tem de hora disponível e trabalho. O tempo significa a nossa trajetória, o caminho que se tem de percorrer durante a preparação, com paciência, disciplina e resiliência.

Já o trabalho envolve não só estudar, mas sim a maneira como se estuda, o método utilizado, aprender a forma de estudar que você retém mais o conhecimento, e porque não aprender a fazer provas, entender como as bancas cobram cada matéria exigida no certame.

Deste modo, ao colocar o projeto em prática, você tomara consciência do quanto ele é grandioso e o quanto ele poderá lhe proporcionar, caso você o execute de maneira correta.

Conhecer como se passa em concurso é árduo, leva-se tempo, e por mais que você seja estudioso e dedicado, a aprovação demorará a chegar, por isso é necessário se ter um plano a seguir, a fim de não ficar recomeçando os estudos e prolongando assim a tão sonhada aprovação.

Podemos dizer, que passar em concurso não é difícil, mas sim trabalhoso, pois é preciso conhecer a técnica, e para isso leva-se tempo, mas tempo com dedicação até que se consiga obter resultados. A questão é não desistir e persistir no projeto.

1.2. Motivação

A pergunta que não quer calar, o que te motiva?

O primeiro comportamento que um concurseiro deve ter ou buscar é a motivação. É a motivação que nos faz buscar algo em nossas vidas, é ela que nos faz seguir quando tudo parece ir contra.

No entanto, muitos tem dificuldades em onde e como conseguir motivação.

A motivação é algo muito pessoal e vai de encontro com a história de vida de cada concurseiro.

Mas uma coisa é certa, a principal e a maior motivação que se deve ter é VOCÊ. Claro que existem outras motivações não menos importantes, como Deus, família, riqueza, dinheiro, tempo, solução de problemas e segurança.

Aqui vai uma dica importante, para cumprir seu Plano de Estudo para Concursos Públicos, esteja perto de pessoas que estejam na mesma trajetória que você e que possuam projetos parecidos, assim você se manterá no foco.

1.3. Flexibilidade

A flexibilidade é o dom de se adequar de acordo com as circunstancias em que somos expostos.

Nos estudos essa é uma atitude importante, pois na trajetória de concursos passamos por várias situações em que se faz necessário se adequar.

A adequação se aplica também no método de estudo utilizado, tentando aplicar aquele que faça mais sentido diante de uma determinada situação.

1.4. Autodisciplina

Talvez essa atitude seja a mais trabalhosa, pois como sabemos a jornada de um concurseiro é feita de muitos “nãos”.

Mas uma atitude que o concurseiro pode tomar é se conscientizar de que ele é o único responsável pela sua jornada, e pelo futuro que pretende ter.

1.5. Acuidade

Acuidade nada mais é do que prestar atenção. Estar atendo a tudo ao seu redor e as novas ideias. Atuando na vida como protagonista e não como um coadjuvante.

1.6. Organização

E a não menos importante, a organização. Eis uma das chaves para o sucesso em um projeto de estudos.

Organizar-se é estabelecer metas, prioridades, um roteiro de estudo a seguir, e segui-lo.

2. Acreditar que o plano possa ser executado

O primeiro passo é acreditar em você e no que você esta fazendo para alcançar o seu objetivo.

Há muitas pessoas que possuem motivação, um projeto de estudos a seguir, mas não possuem fé em si próprio e no que está executando.

Isso faz com que o concurseiro perca a esperança no que lhe motiva a seguir, e acabe desistindo no meio do caminho.

Por este motivo, tenha fé, acredite, siga em frente, caia e levante, e no final será VITORIOSO.

Confira AQUI algumas oportunidades de concursos.

Publicidade