Resultado ENEM 2021

Resultado ENEM 2021 com as pontuações individuais pode ser verificado na página do participante do ENEM, disponibilizada pelo INEP para consulta.

Através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento dos Estudantes (Fies), os participantes do ENEM podem entrar em universidades públicas e privadas utilizando as suas pontuações.

Para além da linha temporal do Enem, os processos de seleção também sofreram alterações no seu calendário, uma vez que os resultados dos exames estão agora previstos para Março.

Nota da redação do ENEM

Além das notas individuais nos testes de conhecimento (línguas, códigos e suas tecnologias, humanidades, ciências naturais e matemática), o estudante pode também verificar a nota final do ensaio, que varia de 0 a 100.

Nesta edição, o tema da redação Enem 2020 foi “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”.

Para os estudantes do ensino secundário que fizeram o teste como estudantes práticos, os resultados finais só estarão disponíveis a 28 de Maio de 2021 na página Enem e na candidatura.

Para este grupo, o exame é exclusivamente para fins de autoavaliação.

Para consultar o resultado final do Enem 2020, o participante deve acessar  o endereço https://enem.inep.gov.br/participante/ e introduzir o login único do Governo Federal.

Se se tiver esquecido a sua palavra-chave, o aluno pode recuperá-la preenchendo o CPF no campo indicado e depois clicando no link “Esqueci-me da minha palavra-chave”.

Serão apresentadas algumas formas de recuperar a conta e o participante pode escolher entre validação facial, telemóvel, e-mail, internetbanking, e bancos acreditados.

Ser-lhe-á enviado um código de verificação e o sistema permitir-lhe-á gerar uma nova palavra-passe.

Como é calculada a pontuação Enem?

De acordo com o anúncio, a pontuação do participante no teste que consiste em perguntas de múltipla escolha será baseada na Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Isto significa que se alguém acertar nas perguntas difíceis e perder as perguntas fáceis, tendo em conta as respostas corretas de todos os candidatos, provavelmente ‘adivinhou’ as respostas.

E isto dará uma pontuação mais baixa àqueles que acertaram nas perguntas fáceis, mas acertaram nas mais complexas, mesmo que tenham o mesmo número de respostas certas.

Na redação, a correção será feita independentemente por dois corretores, cada um dos quais atribuirá uma pontuação entre 0 e 200 pontos para cada uma das competências.

Assim, a pontuação total de cada corretor corresponderá à soma das pontuações atribuídas a cada uma das competências. A pontuação final para o ensaio será atribuída da seguinte forma:

– se não houver discrepância entre as duas correções, a pontuação final do participante será a média aritmética do total das pontuações dadas pelos dois corretores;

– se houver uma discrepância entre os dois corretores, haverá um recurso automático e o ensaio será corrigido independentemente por um terceiro corretor;

– se não houver discrepância entre o terceiro editor e os outros dois, a pontuação final do participante será a média aritmética das duas pontuações totais mais próximas as duas pontuações mais próximas, sendo a outra descartada;

– a pontuação total do terceiro corretor sendo equidistante do total das pontuações dadas pelos outros dois corretores e na impossibilidade de aproximar a pontuação dada pelo terceiro um dos outros dois, porque não há discrepância entre eles, a redação será corrigida por uma comissão composta por três corretores, que atribuirão o corretores, que irão atribuir a pontuação final do participante, descartando as pontuações anteriores;

– se existir uma discrepância entre o terceiro e apenas um dos corretores, a pontuação final do participante será a média aritmética entre as duas pontuações;

– Se existir uma discrepância entre o terceiro revisor e apenas um dos revisores, a pontuação final do participante será a média aritmética entre as duas pontuações atribuídas pelos revisores que não apresentaram discrepância, sendo a outra pontuação descartada;

– se o terceiro editor apresentar uma discrepância com os outros dois, haverá um novo recurso oficial, e o ensaio será corrigido por uma comissão

Se o terceiro editor apresentar uma discrepância com os outros dois, haverá um novo apelo oficial, e o ensaio será corrigido por um painel de três corretores que atribuirá a pontuação final do participante, descartando as pontuações anteriores.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!