Concurso Prefeitura de Osasco 2021 – Área da Educação

O edital do novo concurso da Prefeitura de Osasco 2021, no estado de São Paulo, foi publicado para preencher 433 vagas para a área de apoio em funções de nível básico e médio incompleto com salários entre R$ 1.076,33 e R$ 1.373,70, mais uma cesta básica mensal de alimentos e subsídio de transporte.

Concurso Prefeitura de Osasco 2021: Distribuição das ofertas de cargos

Nível básico incompleto: cozinheiro (130 vagas), porteiro escolar (100) e porteiro escolar (53).

Nível médio: inspetor de estudantes (70) e funcionário da escola (80).

Concurso Prefeitura de Osasco 2021: Funções dos cargos

Cozinheiro: Participar nos projetos educativos desenvolvidos na Unidade Educativa. Participar nas atividades e formação colegial. Receber, verificar, armazenar, distribuir, e controlar o stock de alimentos, observando as suas condições e prazos de validade para consumo.

Lavar e manter em perfeitas condições de higiene os equipamentos, utensílios e ambientes utilizados para a preparação e distribuição de refeições escolares, seguindo as regras estabelecidas pelo Departamento Municipal de Educação e as orientações do pessoal escolar.

Preparar as refeições escolares e distribuí-las aos alunos, orientando-os sobre a higiene e bom uso das mesmas. Comunicar imediatamente à equipe de gestão quaisquer irregularidades, tanto quantitativas como qualitativas, observadas em relação aos alimentos monitorar e avaliar, juntamente com a equipe de gestão, a aceitação dos alimentos oferecidos aos alunos.

Manter a higiene pessoal, utilizando todo o equipamento de proteção pessoal, bem como a higiene alimentar. Vigiar os temperos e o cozimento dos alimentos. Operar qualquer tipo de fogão e outros aparelhos ou equipamentos de cozinha. Colaborar nos eventos de datas festivas planejados pela Unidade Educativa, inclusive aos fins-de-semana, quando convocados.

Servente de escola:  Participar nos projetos pedagógicos desenvolvidos na Unidade Educativa. Participar nas atividades colegiadas e sessões de formação. Executar tarefas de limpeza interna das instalações, instalações, mobiliário, utensílios, equipamentos e materiais da escola e, na ausência do Responsável da Escola, deve executar tarefas de limpeza externa.

Ajudar na organização do espaço físico da escola. Executar as tarefas destinadas à lavandaria. Orientar os alunos na limpeza, higiene e conservação da unidade escolar, das suas instalações, equipamento e materiais. Colaborar nos eventos de datas festivas planejados pela escola, inclusive aos fins-de-semana, quando convocados.

Inspetor de Alunos:  Participar nos projetos pedagógicos desenvolvidos na Unidade Escolar. Participar nas atividades e sessões de formação do Colegiado. Atender aos pedidos da administração e dos professores relacionados com o trabalho pedagógico.

Verificar o estado geral das salas de aula antes e depois da escola, e comunicar quaisquer irregularidades à administração. Informar os professores e o pessoal da escola sobre o comportamento dos alunos, comunicando quaisquer ocorrências. Colaborar na divulgação de avisos e instruções de interesse para a equipe de gestão.

Colaborar na execução de atividades educativas, sociais, culturais e trabalhos curriculares complementares. Inspecionar os alunos em todas as instalações da escola, garantindo a sua segurança e disciplina. Receber os alunos à entrada, acompanhá-los durante os intervalos, pausas e no final do período escolar.

Vigiar as instalações do estabelecimento e o material utilizado, estabelecendo normas de disciplina, higiene e comportamento, a fim de proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento físico, mental e intelectual do aluno. Ajudar a controlar a frequência e proteção do aluno, prestando primeiros socorros em caso de acidentes e doenças, e informando os pais e tutores.

As funções do inspetor de alunos estão limitadas ao interior do estabelecimento de ensino, exceto quando é necessário ajudar o inspetor de alunos em excursões com o objetivo de recreação e/ou trabalho de campo (investigação relacionada com trabalho pedagógico).

Oficial de Escola: Participar nos projetos pedagógicos desenvolvidos na Unidade Educativa. Participar nas atividades e formação colegial. Responder perante a direção da escola pelo gabinete da secretaria e serviços gerais. Organizar e supervisionar os serviços de contabilidade da escola e os registos relacionados com a administração do pessoal.

Elaborar, juntamente com a equipe de gestão da escola, certificados, registos escolares, notas e citações, transcrições, declarações e outra documentação pertinente à vida escolar do aluno, de acordo com a legislação e com o conhecimento do diretor da Unidade Educativa. Enviar ao diretor, em tempo útil, documentos que devem ser endossados ou assinados.

Diálogo com os administradores sobre assuntos que dizem respeito ao progresso dos seus serviços, especialmente aqueles que estão a dificultar o desempenho das suas funções, bem como sugerir a aplicação de métodos que visem melhorar e melhorar o desempenho das suas funções.

 

Concurso Prefeitura de Osasco 2021: Conteúdo programático

Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal.

Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta;

Equações do 1.º ou do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem;

Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

Noções de Informática: MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016.

MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.

MS-Excel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.

MS-PowerPoint 2016: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Concurso Prefeitura de Osasco 2021: Passo-a-passo de como se inscrever

  1. O candidato que tem interesse em se candidatar em uma das vagas oferecidas, deverá acessar o site da VUNESP ( https://www.vunesp.com.br );
  2. Posteriormente acessar a categoria concursos;
  3. Na categoria concursos selecionar inscrições abertas;
  4. E por fim o Concurso da Prefeitura de Osasco.

 

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!